ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA

19 de jul. de 2012

Atividades de interpretação de texto e gramática

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                               
ALUNO (A):______________________________Nº___               SÉRIE:
 NOTA:   _______                           BOA SORTE!!!
RESPONDA NO CADERNO
1. Leia com atenção:
 A DESPEDIDA 
              Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
              Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
              Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
              Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
              Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.
              Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)
 2. RESPONDA:

a)   Qual a relação entre o título do texto “Saudades” e o texto? Explique.
b) O título do texto poderia ser saudades? Por quê? Justifique.
b)   Quem eram Edu e Zeca ? Comprove com palavras ou expressões do texto.

3. Dê sua opinião de acordo com o texto: 
a)   Qual dos dois personagens revela-se mais triste pela perda? Qual seria o motivo?
b)   O que significa a palavra “tudo” do (1º parágrafo)?O que representa?  Explique:
 c)    Zeca gostava de Edu? Escreva duas ações que estão no texto comprovando sua resposta.
d) Que palavra no texto indica que Zeca não costumava emprestar seu videogame para seu irmão? Por quê? (4º  parágrafo) .
e) Você concorda com a idéia expressa no último parágrafo? Por quê? Explique. “E quem perde alguém tão querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.”

4. Vivenciando o texto: 
a)   Você já perdeu algo ou alguém que amava muito? Relate sua experiência, se desejar.
b)   Por que existe o hábito de representar a morte com uma cruz e o nascimento com uma estrela?
c)    Você já foi consolado por alguém? O que sentiu na ocasião? Relate sua experiência.
d)   Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
e) Você já consolou alguém? Você gosta de animar alguém triste? Por quê?
f) Como você reage, quando fica triste? 


5. Reescreva as seguintes expressões, dando-lhes sentido contrário.
a)   Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. 
b)   Voltaram para casa chorando e caminhavam de vagarinho.
c)    Zeca enxergava bem.
d ) Esquecer seu amiguinho era fácil.

7.   Retire do texto 4 adjetivos do texto:

 8. Observe as seguintes palavras, circule a sílaba tônica e coloque no quadro correto quanto a sua classificação:

CORAÇÃO -    SÓ -  ELÁSTICO- NÃO -  VERMELHO-  ÁRVORE-   SILÊNCIO-      IRMÃO
Oxítonas                
Paroxítonas           
Proparoxítonas     
Monossílabos átonos
7. Passe as seguintes frases para o plural: 
a)   Ele voltou para casa chorando e caminhava devagarzinho.
b)   Ele tinha perdido alguém que adorava.
c) Parou perto de uma árvore, e cavou a terra com a pá que tinha trazido.
d) O aluno estudou para a prova e depois foi brincar.

8. Escreva um final bem criativo para o texto: A despedida.
              O tempo foi passando. Zeca...


 2.Leia com atenção:
 COM VONTADE DE VOAR

              A menina brincou tudo que tinha direito e aí... “rrrrróóóóíiiimmmm”- era a fome feito bicho reclamando na barriga
              Foi logo pulando o portão da sua casa e ouviu a vizinha - de –cá:
              -Eta menina,livre como passarinho!
              Catou uma goiaba e subiu na mangueira. Chegou perto do galho onde pendurada, ficava a goiaba do amigo Chico Passarinho.
              A menina dividiu a metade da fruta com ele:
              -Come tudo viu filhote!
              Aí ela foi achando o Chico demais de aflito, dum poleiro pro outro batendo as asas de tão forte, perdendo penas no chão. Nem deu trela pra gaiola.
              De repente feito eco a frase se repetia: “Livre como um passarinho!” Livre como?!
              Ficou assim pensativa... “Ai que ruim que deve ser morar dentro da gaiola o dia todo, todo dia! Não quis saber de mais nada, uma vontade foicrescendo... Abriu a portinhola, pegou o Chico e o ergueu pelo ar:
              Se manda, amigo, se manda que o mundo é teu!Livra-se da gataria e de tudo que “pirigar”!
              Ele voou por abacateiro, achou sem grade pra amiga, cantando descarrilhado, e voou.
              Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia - eagora? Lembrou-se que o passarinho não era seu e sim de sue pai. A saudade embolada no medo de apanhar.
              Começou a chorar baixinho e depois bem alto toda aquela confusão que sentia que sentia.
              Quando seu pai chegou, ela falou que ia contar uma coisa, mas se ele prometesse não ficar nem bravo nem triste.
              O pai foi ouvindo em vez de ficar triste, agradou a cabeça dela esorriu.
              -Ah que coisa mais bonita! O Chico a estas alturas já deve estar nomato. Não faz muito tempo que o compadre Bizu trouxe o Chico, que caçou lá pras bandas -de Uiui –Dá dez minutos de carro .O nosso amigo voando ,a estas alturas já deve estar lá, falou o pai olhando no relógio.
              -O compadre é nosso amigo, mas ele tem um defeito de querer que o passarinho cante só pra ele- era a mãe chegando com o leite quentinho. Disse também que para curar essa saudade do passarinho só o tempo dava jeito.
              Ficaram ali os três até a menina dormir.
              Veio a manhã seguinte, outras e outras mais, deixando a saudade sarar.
Sabiás – laranjeiras, pardais, bem-te-vis e tiés soltos na galharia foram deixando, de novo aquele quintal feliz
                                                                                          (Passe,Cláudia F:In:Com vontade de voar.São Paulo:Moderna,1991.)
 APÓS LER COM ATENÇÃO RESPONDA: 
1.Corresponda a 2ª coluna de acordo com a primeira Coluna,de acordo com a significado:
( 1) “vizinha-de-cá.”
( 2) “o dia todo,todo dia !”
( 3 )  “pirigar”.
( 4 )  “olhou sem grade”.
( 5 ) “Cantando descarrilhado”.
(  6)  “saudade embolada no medo de apanhar”.
(  7 ) “agradou a cabeça dela”.
( 8 ) “Lá pelas bandas”.
(   ) Para a direção.
(   ) Posição da residência da vizinha em relação a casa da menina.
(   ) Tudo o que trouxesse perigo a liberdade do Chico.
(   ) Fez-lhe um carinho.
(   ) Olhou  já livre  das grades da gaiola.
(   ) Sempre ;noite e dia ,dia após dia.
(   ) Canto que saiu com vontade,livre.
(   )  Sentimento de tristeza pela ausência da ave, o que lhe poderia acarretar uma punição.
 2.Responda:
a)Quem é o narrador do texto?Justifique.
b)Quais são os personagens?Quem é o principal? Justifique:
c) Onde a história acontece?Justifique com palavras do texto.
d) Quais os dois inimigos do Chico citados no texto?Justifique.
e)Qual foi a crítica da mãe?
f) Qual foi a opinião expressa pela mãe?Ela aconteceu?Justifique:

3.Vivenciando o texto:
a)No lugar da menina Você soltaria o pássaro?
b)Você acha que a garota fez bem em soltar o passarinho? Explique:
c)Você se considera livre como um passarinho? Por quê?

4. Retire do texto :
a)uma frase imperativa.
b)uma interrogativa.
c)uma frase negativa:
d)uma declarativa:
5.Veja as frases que foram retiradas do texto e transcreva as mesmas passado para o plural:
 a.Depois a menina sentiu uma coisa esquisita ao ver a gaiola vazia:
 b.O compadre é nosso amigo, e tem o defeito de querer que o passarinho cante só pra ele.

6.Complete as frases corretamente.e coloque o verbo corretamente de modo que a frase fique correta:
a. Eu..................qualquer coisa se tivesse certeza de que me ouviriam.( fazer)
b......................muitas flores na escola ,se tivéssemos permissão de plantar.(plantar)
c. As pessoas .........................de fumar ,caso tomassem consciência .( deixar)
d. Se o lixo se acumulasse em nossas casa não........................do resultado. 

7.Observe os seguintes grupos de palavras,retirados do texto .Escreva se o grupo é um exemplo de oxítonas,paroxítonas e proparoxítonas:
a. menina,gaiola e barriga,são exemplos de palavras .......................................
b. portão,chorar e feliz ,são exemplos de palavras...............................................
c. relógio é um exemplo de uma palavra ..............................................................

 8..Escreva uma narrativa sobre o assunto:Por que preservar o meio ambiente.O texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão e deverá ter no mínimo 15 linhas.

9.Ditado de texto:
              






                           
CASO DOS CANÁRIOS           Carlos Drummont de Andrade
               Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa dos sogros , a família resolveu que ele que daria cabo no canário:
              - Você compreende. Nenhum de nós teria coragem de sacrificar o pobrezinho que nos deu tanta alegria.Todos somos muito ligados a ele, seria uma barbaridade. Você é diferente, ainda não teve tempo de afeiçoar-se ao bichinho. Vai ver que nem reparou nele durante o noivado.
             
              - Mas eu também tenho coração, ora essa. Como é que vou matar um pássaro só porque conheço há menos tempo do que vocês?
              - Porque não em cura, o médico já disse. Pensa que não tentamos de tudo? È para ele não sofrer mais e não aumentar o nosso sofrimento . Seja bom; vá.
              O sogro e a sogra, apelaram no mesmo tom. Os olhos claros de sua mulher lhe pediram-lhe com doçura:
              - Vai , meu bem.
              Com repugnância pela obra de misericórdia que ia praticar, ele aproximou-se da gaiola. O canário nem sequer abriu o olho. Jazia a um canto todo arrepiado, morto- vivo. É , esse está na última lona, e dói ver a lenta agonia de um ser tão gracioso, que viveu para cantar.
              Primeiro me tragam um vidro de éter, e algodão. Assim ele não sentirá o horror da coisa.
              Embebeu de éter a bolinha de algodão no bico. Sempre sem olhar para a vítima, deu-lhe uma torcida rápida e leve, com dois dedos no pescoço.
              E saiu para a rua , pequenininho por dentro , angustiado, achando a condição humana uma droga. As pessoas da casa não quiseram aproximar-se do cadáver.
              Coube à cozinheira recolher a gaiola, para que sua vista não despertasse saudade e remorso em ninguém. Não havendo jardim para sepultar o corpo, depositou-o na lata de lixo.
              Chegou a hora do jantar, mas quem é que tinha fome naquela casa enlutada? O sacrificador , esse, ficara rodando por aí, e seu desejo seria não voltar para casa nem para dentro de si mesmo .
              No dia seguinte, pela manhã, a cozinheira foi ajeitar a lata de lixo para o caminhão, e recebeu uma bicada voraz no dedo.
              - Ui!
              Não é que o canário tinha ressuscitado, perdão, reluzia vivinho da silva, com uma fome danada?
              - Ele estava precisando mesmo era de éter- concluiu o estrangulador, que se sentiu ressuscitar, por sua vez.
                                                                       Cadeira de balanço, Rio de Janeiro, José Olympio, 1979.
O texto e você 
1. Leia o trecho do texto :
 “Casara-se havia duas semanas. E por isso, em casa de sogros, a família resolveu que ele é que daria cabo do canário.”
De acordo com o texto, o personagem recebera a tarefa porque :
 (   ) Não gostava de canários
(   ) Ainda não sabiam se ele gostava ou não de canários.
(   ) Como era novo na família, ainda não tinha amor pelo bichinho.
2. Por que de acordo com a família , o canário precisava ser sacrificado?
3. Por que o rapaz solicitou éter e algodão?
4. Como se sentiu o rapaz depois de ter  “ matado o canário”?Copie trechos do texto que comprovem sua resposta.
5. Por que o canário foi parar na lata do lixo?

6. De acordo com o texto, a casa estava enlutada.
a) Como você  acha que estava o clima na casa?
b) O que aconteceu para mudar o clima  que havia na casa?

7. Por que em sua opinião, o  “estrangulador” se sentiu ressuscitar junto com o canário?
8. Leia novamente o texto e escreva um parágrafo, dando um final a história . Seja criativo...
9. Reescreva as seguintes frases, passando para o plural as palavras destacadas. Não esqueça de fazer as mudanças necessárias:
 a) O uivo do cachorro parece triste.
b) O vizinho reclama toda vez que Uno uiva.
c) O canário estava muito doente.
d) A cozinheira teve que recolher a gaiola.

10. Escreva se a ação está no: Presente, Pretérito ou Futuro:
 a. Todos queriam brincar com ela.       .................................................
 b. Terezinha tem um vestido com rendinha. .........................................
 c. Elas serão grandes amigas................................................................

 11.Coloque a acentuação de forma correta, utilizando o acento agudo ou circunflexo: 
Tambem                agua                 trico          infancia           ambulancia      cerebro     experiencia         musica

12. Relacione a 2ª coluna de acordo com a  1ª coluna  com adjetivos que combinam:
13. Classifique   as seguintes palavras quanto a sua  sílaba tônica:

bichinho                            médico                                          também                           
na
É                                         Algodão                                         Só                                      
país
vítima                                 De                                                   enlutada                                             

* Monossílabos tônicos ____________              ________
* Monossílabos átonos ___________               ________
* oxítonas                     ___________           __________
* proparoxítonas             _________           _____________
* paroxítonas                 __________              ________
( 1 ) fumaça
( 2 )  cabelos
( 3 ) boné
( 4  ) oceano
(  5 )  terras
( 6  ) melancia
( 7  ) casarão
(  8 )  histórias
( 9  ) maçãs
( 10 ) navio                      
 ( 11 ) manhã                    
 (12) bolinhas    
(  ) brancas
(   ) lindas
(   ) gelada
(   )  distantes
(   ) azul
(   ) xadrez
(    ) escura
(    ) brancos
(    )  fria
(   ) grande
(   ) assadas
(   )  antigo
 14. Complete com :, Porque , Por quê? Por que e Porquê.
a ) ) Quero saber _____________ você gosta de fazer bolo de chocolate, vovó?
b) Eu não sei o ________________.
c) Você gosta da Itália vovó , __________?
d) _____________estou com saudades de minha terra.
e) ______________você está triste vovó?

Escreva um texto com o tema :    Férias tempo de....




Atividades sobre regência Verbal

Copiei do Site http://www.analisedetextos.com.br.. Muito Bom!!!

ATIVIDADES SOBRE REGÊNCIA VERBAL
A regência estuda a relação existente entre os termos de uma oração ou entre as orações de um período. 
A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade o que estudamos na regência verbal é se o verbo é transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto ou intransitivo e qual a preposição relacionada com ele.
Já a regência nominal é o nome da relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu respectivo complemento nominal. Essa relação é intermediada por uma preposição.

1) O projeto.....estão dando andamento é incompatível.....tradições da firma. 
a) de que, com as 
b) a que, com as 
c) que, as 
d) à que, às 

2) Quanto a amigos, prefiro João.....Paulo,.....quem sinto......simpatia. 
a) a, por, menos 
b) do que, por, menos 
c) a, para, menos 
d) do que, com, menos 

3) Assinale a opção em que todos adjetivos podem ser seguidos pela mesma preposição: 
a) ávido, bom, inconseqüente 
b) indigno, odioso, perito 
c) leal, limpo, oneroso 
d) orgulhoso, rico, sedento 

4) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: 
a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. 
b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte de cana. 
c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros. 
d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade. 

5) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Nunca assisto filmes de terror. 
b) Quem assitiu essa aula? 
c) Que filme você quer assistir? 
d) Quantos assistiram a esta peça? 

6) "As mulheres da noite,......o poeta faz alusão a colorir Aracaju,........coração bate de noite, no silêncio". A opção que completa corretamente as lacunas da frase acima é: 
a) as quais, de cujo 
b) a que, no qual 
c) de que, o qual 
d) às quais, cujo 

7) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Regressando na escola, viu os amigos. 
b) Dirija-se no próximo caixa. 
c) Chegamos ao colégio atrasados. 
d) Eu sempre custo a crer nas coisas. 

8) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Sua atitude implica graves punições. 
b) Assistiram o filme tranqüilos. 
c) Você aspira um momento de paz. 
d) Ela implicou ao colega. 

9) Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal 
a) Vamos assistir um bom filme. 
b) Assisto em São Paulo. 
c) Esqueci do livro. 
d) Esqueci-me o livro. 

10) Alternativa correta: 
a) Precisei de que fosses comigo. 
b) Avisei-lhe da mudança de horário. 
c) Incumbiu-me para realizar o negócio. 
d) Recusei-me em fazer os exames. 

ATIVIDADES COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Copiei do SITE http://www.analisedetextos.com.br/     muito bom!!


ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
TEXTO XX
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
1) Pode-se afirmar, com base nas idéias do autor-personagem, que se trata:
a) de um texto jornalístico
b) de um texto religioso
c) de um texto científico
d) de um texto autobiográfico 
2) Para o autor-personagem, é menos comum:
a) começar um livro por seu nascimento.
b) não começar um livro por seu nascimento, nem por sua morte.
c) começar um livro por sua morte.
d) não começar um livro por sua morte. 
3) Deduz-se do texto que o autor-personagem:
a) está morrendo.
b) já morreu.
c) não quer morrer.
d) não vai morrer. 
4) A semelhança entre o autor e Moisés é que ambos:
a) escreveram livros.
b) se preocupam com a vida e a morte.
c) não foram compreendidos.
d) falam sobre suas mortes.
5) A diferença capital entre o autor e Moisés é que: 
a) o autor fala da morte; Moisés, da vida.
b) o livro do autor é de memórias; o de Moisés, religioso.
c) o autor começa pelo nascimento; Moisés, pela morte.
d) Moisés começa pelo nascimento; o autor, pela morte. 
6) Deduz-se pelo texto que o Pentateuco:
a) não fala da morte de Moisés.
b) foi lido pelo autor do texto.
c) foi escrito por Moisés.
d) só fala da vida de Moisés. 
7) Autor defunto está para campa, assim como defunto autor para:
a) intróito
b) princípio
c) cabo
d) berço 
8) Dizendo-se um defunto autor, o autor destaca seu (sua):
a) conformismo diante da morte ;
b) tristeza por se sentir morto
c) resistência diante dos obstáculos trazidos pela nova situação
d) atividade apesar de estar morto


TEXTO XXI
Segunda maior produtora mundial de embalagem longa  vida, a SIG Combibloc, principal divisão do grupo suíço SIG, prepara a abertura de uma fábrica no Brasil. A empresa, responsável por 1 bilhão do 1,5 bilhão de dólares de faturamento do grupo, chegou ao país há dois anos disposta 5 a brigar com a líder global, Tetrapak, que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado. Os estudos para a implantação da fábrica foram recentemente concluídos e apontam para o Sul do país, pela facilidade logística junto ao Mercosul. Entre os oito atuais clientes da Combibloc na região estão a Unilever, com a marca de atomatado Malloa, no Chile, e a 10 italiana Cirio, no Brasil. (Denise Brito, na Exame, dez./99)
9) Segundo o texto, a SIG Combibloc:
a) produz menos embalagem que a Tetrapak.
b) vai transferir suas fábricas brasileiras para o Sul.
c) possui oito clientes no Brasil.
d) possui cliente no Brasil há dois anos, embora não esteja instalada no país.
10) Segundo o texto:
a) O Mercosul não influiu na decisão de instalar uma fábrica no Sul.
b) a SIG Combibloc está entrando no ramo de atomatado.
c) a empresa suíça SIG ocupa o 2o lugar mundial na produção de embalagem longa vida.
d) a SIG Combibloc detém 2/3 do faturamento do grupo.
11) Os estudos apontam para o Sul porque:
a) o clima favorece a produção de embalagens longa vida.
b) está próximo aos demais países que compõem o Mercosul.
c) a Cirio já se encontra estabelecida ali. -v-.v.
d) nos países do Mercosul já há clientes da Combibloc. 
12) “...que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado.” (/. 5-6) Das alterações feitas nessa passagem do texto, a que não mantém o sentido original é:
a) a qual detém cerca de 80% dos negócios em tal mercado.
b) que possui perto de 80% dos negócios nesse mercado. 
c) que detém aproximadamente 80% dos negócios em tais mercados.
d) a qual possui aproximadamente 80% dos negócios nesse mercado. 
13) “...e apontam para o Sul do país...” O trecho destacado só não pode ser entendido, no texto, como:
a) e indicam o Sul do pai
b) e recomendam o Sul do país
c) e incluem o Sul do país
d) e aconselham o Sul do país 


TEXTO XXII
Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na  pesca,  em  determinados  ofícios 5 mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos. (Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)
14) Segundo o autor, os antigos moradores da terra:
a) foram o fator decisivo no desenvolvimento dos latifúndios coloniais.
b) colaboravam com má vontade na caça e na pesca.
c) não gostavam de atividades rotineiras.
d) não colaboraram com a indústria extrativa. 
15) “Trabalho acurado” (l. 6) é o mesmo que:
a) trabalho apressado
b) trabalho aprimorado
c) trabalho lento
d) trabalho especial 
16) Na expressão “tendência espontânea” (/. 7), temos uma(a):
a) ambigüidade
b) cacofonia
c) neologismo
d) redundância 
17) Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram:
a) os portugueses
b) os negros
c) os índios
d) tanto os índios quanto os negros 
18) Pelo visto, os antigos moradores da terra não possuíam muito (a): 
a) disposição
b) responsabilidade
c) inteligência
d) paciência 


TEXTO XXIII
Com todo o aparato de suas hordas guerreiras, não conseguiram as bandeiras realizar jamais a façanha levada a cabo pelo boi e pelo vaqueiro. Enquanto que aquelas, no desbravar, sacrificavam indígenas aos milhares, despovoando  sem  fixarem-se,  estes  foram 5 pontilhando de currais os desertos trilhados, catequizando o nativo para seus misteres, detendo-se, enraizando-se. No primeiro caso era o ir e voltar; no segundo, era o ir-e-ficar. E assim foi o curral precedendo a fazenda e o engenho, o vaqueiro e o lavrador, realizando uma obra de conquista dos altos sertões, exclusive a pioneira. (José Alípio Goulart, in Brasil do Boi)
19) Segundo o texto:
a) tudo que as bandeiras fizeram foi feito também pelo boi e pelo vaqueiro.
b) o boi e o vaqueiro fizeram todas as coisas que as bandeiras fizeram.
c) nem as bandeiras nem o boi e o vaqueiro alcançaram seus objetivos.
d) o boi e o vaqueiro fizeram coisas que as bandeiras não conseguiram fazer.
20) Com relação às bandeiras, não se pode afirmar que:
a) desbravaram 
b) mataram 
c) catequizaram
d) despovoaram 
21) Os índios foram:
a) maltratados 
b) aviltados 
c) expulsos
d) massacrados
22) O par que não caracteriza a oposição existente entre as bandeiras e o boi e o vaqueiro é:
a) aquelas (/. 3) / estes (/. 4)
b) ir-e-voltar (/. 6/7) / ir-e-ficar (/. 7)
c) no primeiro caso (/. 6) / no segundo (/. 7)
d) enquanto (/. 3) / e assim [1.7)  
23) “...catequizando o nativo para seus misteres...” Das alterações feitas na
passagem acima, a que altera basicamente o seu sentido é:
a) doutrinando o indígena para seus misteres
b) catequizando o aborígine para suas atividades
c) evangelizando o nativo para seus ofícios
d) doutrinando o nativo para seus cuidados 
24) O elemento conector que pode substituir a preposição com (/.1)
mantendo o sentido e a coesão textual, é:
a) mesmo 
b) não obstante 
c) de
d) a respeito de 
25) “...o aparato de suas hordas guerreiras...” sugere que as conquistas dos
bandeirantes ocorreram com:
a) organização e violência
b) rapidez e violência
c) técnica e profundidade
d) premeditação e segurança 


TEXTO XXIV
Você se lembra da Casas da Banha? Pois é, uma pesquisa mostra que mais de 60% dos cariocas ainda se recordam daquela que foi uma das maiores redes de supermercados do país, com 224 lojas e 20.000 funcionários, desaparecida no início dos anos 90. Por isso, seus antigos 5 donos, a família Velloso, decidiram ressuscitá-la. Desta vez, porém, apenas virtualmente. Os Velloso fizeram um acordo com a GW.Commerce, de Belo Horizonte, empresa que desenvolve programas para supermercados virtuais. Em troca de uma remuneração sobre o faturamento, A GW gerenciará as vendas para a família Velloso. A família cuidará apenas das 10 compras e das entregas. (José Maria Furtado, na Exame, dez./99)
26) Segundo o texto, a família Velloso resolveu ressuscitar as Casas da
Banha porque:
a) a rede teve 224 lojas e 20.000 funcionários.
b) a rede foi desativada no início dos anos 90.
c) uma empresa do ramo de programas para supermercados propôs um acordo
vantajoso, em que a rede só entraria com as compras e as entregas.
d) mais da metade dos cariocas não esqueceram as Casas da Banha. 
27) A palavra ou expressão que justifica a resposta ao item anterior é:
a) Você (/. 1) . ,.. . b)
desaparecida (/. 4)
c) Por isso (/. 4)
d) Desta vez (/. 5) 
28) “Desta vez, porém, apenas virtualmente.”
Com a passagem destacada acima, entende-se que as Casas da Banha:
a) funcionarão virtualmente, ou seja, sem fins lucrativos.
b) não venderão produtos de supermercado.
c) estão associando-se a uma empresa de informática.
d) não venderão mais seus produtos em lojas.
29) O pronome “Ia” (/. 5) não pode ser, semanticamente, associado a:
a) Casas da Banha (/. 1)
b) pesquisa (/. 1)
c) daquela (/. 2)
d) uma (/. 3) 

TEXTO XXV
A fábrica brasileira da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, será usada como piloto para a implementação do novo modelo de negócios que está sendo desenhado mundialmente pela montadora. A meta   da   GM    é    transformar-se    numa    companhia    totalmente 5 voltada para o comércio eletrônico. A partir do ano 2000, a Internet passará a nortear todos os negócios do grupo, envolvendo desde os fornecedores de autopeças até o consumidor final. “A planta de Gravataí representa a imagem do futuro para toda a GM”, afirma Mark Hogan, ex-presidente da filial brasileira e responsável pela nova divisão e-GM. (Lidia Rebouças, na Exame, dez./99)

30) Segundo o texto:
a) a GM é uma empresa brasileira instalada em Gravataí.
b) a montadora fez da fábrica brasileira de Gravataí um modelo para todas as outras fábricas espalhadas pelo mundo.
c) no Rio Grande do Sul, a GM implementará um modelo de fábrica semelhante ao que está sendo criado em outras partes do mundo.
d) a GM vai utilizar a fábrica do Rio Grande do Sul como um protótipo do que será feito em termos mundiais.

31) A opção que contraria as idéias contidas no texto é:
a) A GM vai modificar, a partir de 2000, a forma de fazer negócios.
b) Será grande a importância da Internet nos negócios da GM.
c) O consumidor final só poderá, a partir de 2000, negociar pela Internet.
d) O comércio eletrônico está nos planos da GM para o ano 2000.

32)Deduz-se, pelo texto, que a fábrica brasileira:
a) será norteada pela Internet.
b) terá seu funcionamento modificado para adaptar-se às necessidades do mercado.
c) será transferida para Gravataí.
d) estará, a partir de 2000, parcialmente voltada para o comércio eletrônico. 
33) Por “implementação” (/. 2), pode-se entender:
a) complementação
b) suplementação
c) exposição
d) realização

34) Segundo as idéias contidas no texto, a transformação que se propõe a GM:
a) não tem apoio dos fornecedores.
b) tem apoio do consumidor final.
c) tem prazo estabelecido.
d) é inexeqüível.  
1- d  2-c  3- b  4- d  5- d  6- c  7- d 8- d 9- d 10- d 11- b  12- c 13- c 14- c 15- b 
16- d  17- c 18- b  19- d  20- c  21- d  22- d  23- d  24- b  25- a  26- d  27- c 28-de 29- b  30- d 31- c 32- a  33- d  34- c




CULTURA BRASILEIRA

Cultura  Brasileira
cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos que formaram o povo brasileiro.
Os Portugueses exerceram maior influência. Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal. As mais evidentes heranças são a  língua e a  religião católica. O catolicismo, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes são o carnaval e as festas juninas introduzidas pelos portugueses, além de folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi. Folclore cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de jogos infantis e cantigas de roda. Culinária, muitos dos pratos típicos são adaptação de pratos portugueses. Um exemplo é a feijoada ,a cachaça, a bacalhoada e outros. Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas como a jaca e a manga.
Os indígenas - A colonização do território brasileiro representou em grande parte a destruição física dos indígenas através de guerras e escravidão. A cultura indígena foi parcialmente eliminada pela ação da catequese e miscigenação. Apesar disso, a cultura e os conhecimentos indígenas sobre a terra foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros. Um dos aspectos mais notáveis da influência indígena foi a chamada língua geral derivada do Tupi-Guarani. De maneira geral, nomes de origem indígena são frequentes na designação de animais e plantas nativos (jaguarcapivaraipêjacarandá, etc), além de serem frequentes na toponímia por todo o território. Folclore: o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a iara, entre outros. Na culinária, a mandioca, a erva-mate, o açaí, a jabuticaba.
Os africanos - A cultura africana chegou ao Brasil com o tráfico negreiro. A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantosnagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras. A cultura africana foi reprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira com: dança, músicareligiãoculinária e idioma. Essa influência se fazem  notar principalmente em BAMAPEALMGRJSP.
Os africanos  criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, a umbanda, religião sincrética que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os orixás.
A influência da cultura africana é também evidente na culinária, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê utilizado em vários pratos como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Como  maxixesambachorobossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Além de instrumentos musicais, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colônial.
Os imigrantes - A maior parte da população brasileira era composta por negros e mestiços. Para povoar o território substituir a  mão-de-obra escrava e para "branquear" a população brasileiras, foi incentivada a imigração. Os imigrantes foram os  italianos (maior número) se fixaram desde o sul de Minas até o RS, os alemães também tiveram destaque, A contribuição  asiática (imigração japonesa) foi limitada.
Arquitetura e patrimônio histórico - O interesse oficial pela preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil começou em 1934  e hoje o setor é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Tradições imateriais como o samba de roda do Recôncavo Baiano e a arte gráfica e pintura corporal dos índios Wajapi do Amapá são reconhecidas como Patrimônio da humanidade  pela UNESCO. O patrimônio histórico brasileiro é um dos mais antigos da América, sendo rico em relíquias de arte e arquitetura barrocas, concentradas  em MG (Ouro Preto,MarianaDiamantinaSão João del-ReiSabaráCongonhas, etc) e em centros históricos de RecifeSão LuisSalvadorOlindaSantosParatyGoiana, PirenópolisGoiás,  entre outras cidades. Além de  obras modernistas  como  Brasília,  o único conjunto urbanístico moderno do mundo reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Parque Nacional Serra da Capivara-Também há diversidade em sítios arqueológicos. A serra da Capivara é uma das áreas mais protegidas do Brasil, pois está sob a guarda do Iphan, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ibama local, que tem poder de polícia. Nesta área se localiza o Museu do Homem Americano, onde se encontra o mais velho crânio humano encontrado na América.
Culinária- é uma mistura de ingredientes europeusindígenas e africanos. Consiste em arrozfeijão e carne. O prato internacionalmente mais representativo é a feijoada. No Nordeste há influência africana, com o acarajévatapá e molho de pimenta. No Norte há  influência indígena, mandioca e  peixes de água doce. No Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu, em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo. No Sul do país há influência italianaalemã. O churrasco é típico do RS .
Literatura- O primeiro documento literário na história brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, em que o Brasil é descrito, em 1500. Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. Em 1836, o Romantismo afetou a Literatura Brasileira adquirindo características próprias possuindo uma temática indianista, teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas do Brasil e dos indígenas.
Depois o Realismo expandiu-se no país com as obras de Machado de Assis (fundador da Academia Brasileira de Letras).
Semana de Arte Moderna de 1922 abriu novos caminhos para a literatura. Surgiram nomes como Oswald de Andrade e Jorge Amado.Depois Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Atualmente,Paulo Coelho é o escritor brasileiro mais conhecido, alcançando a liderança de vendas no país e recordes pelo mundo.
Artes visuais- O Barroco brasileiro teve como seu principal representante Aleijadinho / Modernismo - Anita MalfattiTarsila do AmaralDi Cavalcanti e Portinari.
Música-  A música do Brasil se formou a partir da fusão de elementos europeus e africanos.
Esportes- futebol é o esporte mais popular no Brasil. A Seleção Brasileira foi 5 vezes vitoriosa na Copa do MundoBasquetebolfutsal,voleibolautomobilismo e as artes marciais também têm grande popularidade no país.
Religião- Brasil é um país religiosamente diverso, com tendência de tolerância e mobilidade entre as religiões. A população brasileira é majoritariamente cristã, sendo sua maior parte católica. Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. A mão de obra escrava africana, trouxe suas próprias práticas religiosas, que sobreviveram à opressão dos colonizadores, dando origem às religiões afro-brasileiras.No século XIX, começa o espiritismo no Brasil que é o país com maior nº de espíritas no mundo.

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *