ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: CULTURA BRASILEIRA

19 de jul. de 2012

CULTURA BRASILEIRA

Cultura  Brasileira
cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos que formaram o povo brasileiro.
Os Portugueses exerceram maior influência. Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal. As mais evidentes heranças são a  língua e a  religião católica. O catolicismo, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes são o carnaval e as festas juninas introduzidas pelos portugueses, além de folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi. Folclore cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de jogos infantis e cantigas de roda. Culinária, muitos dos pratos típicos são adaptação de pratos portugueses. Um exemplo é a feijoada ,a cachaça, a bacalhoada e outros. Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas como a jaca e a manga.
Os indígenas - A colonização do território brasileiro representou em grande parte a destruição física dos indígenas através de guerras e escravidão. A cultura indígena foi parcialmente eliminada pela ação da catequese e miscigenação. Apesar disso, a cultura e os conhecimentos indígenas sobre a terra foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros. Um dos aspectos mais notáveis da influência indígena foi a chamada língua geral derivada do Tupi-Guarani. De maneira geral, nomes de origem indígena são frequentes na designação de animais e plantas nativos (jaguarcapivaraipêjacarandá, etc), além de serem frequentes na toponímia por todo o território. Folclore: o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a iara, entre outros. Na culinária, a mandioca, a erva-mate, o açaí, a jabuticaba.
Os africanos - A cultura africana chegou ao Brasil com o tráfico negreiro. A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantosnagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras. A cultura africana foi reprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira com: dança, músicareligiãoculinária e idioma. Essa influência se fazem  notar principalmente em BAMAPEALMGRJSP.
Os africanos  criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, a umbanda, religião sincrética que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os orixás.
A influência da cultura africana é também evidente na culinária, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê utilizado em vários pratos como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Como  maxixesambachorobossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Além de instrumentos musicais, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colônial.
Os imigrantes - A maior parte da população brasileira era composta por negros e mestiços. Para povoar o território substituir a  mão-de-obra escrava e para "branquear" a população brasileiras, foi incentivada a imigração. Os imigrantes foram os  italianos (maior número) se fixaram desde o sul de Minas até o RS, os alemães também tiveram destaque, A contribuição  asiática (imigração japonesa) foi limitada.
Arquitetura e patrimônio histórico - O interesse oficial pela preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil começou em 1934  e hoje o setor é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Tradições imateriais como o samba de roda do Recôncavo Baiano e a arte gráfica e pintura corporal dos índios Wajapi do Amapá são reconhecidas como Patrimônio da humanidade  pela UNESCO. O patrimônio histórico brasileiro é um dos mais antigos da América, sendo rico em relíquias de arte e arquitetura barrocas, concentradas  em MG (Ouro Preto,MarianaDiamantinaSão João del-ReiSabaráCongonhas, etc) e em centros históricos de RecifeSão LuisSalvadorOlindaSantosParatyGoiana, PirenópolisGoiás,  entre outras cidades. Além de  obras modernistas  como  Brasília,  o único conjunto urbanístico moderno do mundo reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Parque Nacional Serra da Capivara-Também há diversidade em sítios arqueológicos. A serra da Capivara é uma das áreas mais protegidas do Brasil, pois está sob a guarda do Iphan, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ibama local, que tem poder de polícia. Nesta área se localiza o Museu do Homem Americano, onde se encontra o mais velho crânio humano encontrado na América.
Culinária- é uma mistura de ingredientes europeusindígenas e africanos. Consiste em arrozfeijão e carne. O prato internacionalmente mais representativo é a feijoada. No Nordeste há influência africana, com o acarajévatapá e molho de pimenta. No Norte há  influência indígena, mandioca e  peixes de água doce. No Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu, em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo. No Sul do país há influência italianaalemã. O churrasco é típico do RS .
Literatura- O primeiro documento literário na história brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, em que o Brasil é descrito, em 1500. Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. Em 1836, o Romantismo afetou a Literatura Brasileira adquirindo características próprias possuindo uma temática indianista, teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas do Brasil e dos indígenas.
Depois o Realismo expandiu-se no país com as obras de Machado de Assis (fundador da Academia Brasileira de Letras).
Semana de Arte Moderna de 1922 abriu novos caminhos para a literatura. Surgiram nomes como Oswald de Andrade e Jorge Amado.Depois Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Atualmente,Paulo Coelho é o escritor brasileiro mais conhecido, alcançando a liderança de vendas no país e recordes pelo mundo.
Artes visuais- O Barroco brasileiro teve como seu principal representante Aleijadinho / Modernismo - Anita MalfattiTarsila do AmaralDi Cavalcanti e Portinari.
Música-  A música do Brasil se formou a partir da fusão de elementos europeus e africanos.
Esportes- futebol é o esporte mais popular no Brasil. A Seleção Brasileira foi 5 vezes vitoriosa na Copa do MundoBasquetebolfutsal,voleibolautomobilismo e as artes marciais também têm grande popularidade no país.
Religião- Brasil é um país religiosamente diverso, com tendência de tolerância e mobilidade entre as religiões. A população brasileira é majoritariamente cristã, sendo sua maior parte católica. Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. A mão de obra escrava africana, trouxe suas próprias práticas religiosas, que sobreviveram à opressão dos colonizadores, dando origem às religiões afro-brasileiras.No século XIX, começa o espiritismo no Brasil que é o país com maior nº de espíritas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *