ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: Avaliação de Língua Portuguesa

25 de jul. de 2012

Avaliação de Língua Portuguesa

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE PORTUGUÊS / 2012                               
ALUNO (A):________________Nº___               SÉRIE:
 PROFESSOR: ____________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                                                           
                                                                                                                                           BOA SORTE!!!
Leia o conto abaixo com muita atenção:
O MENDIGO E A RAINHA
Era uma vez, um mendigo muito sujo e desanimado, que estava deitado no meio da rua. Ele, de longe, viu passar à rainha com o sua coroa e capa, toda linda e bem vestida. Ele disse:
-Vou-lhe pedir, ela é boa, certamente me dará alguma coisa.
Quando a rainha passou perto, o mendigo disse:
- Majestade, poderia, por favor, dar-me uma moeda? - Embora no seu interior pensasse que lhe ia dar muito mais.
A rainha olhou-o e respondeu-lhe:
- Por que não me dás tu alguma coisa? Acaso não sou eu a tua rainha?
O mendigo não sabia que responder e só se arriscou a falar:
 -Mas...mas..., majestade...eu não tenho nada!
A rainha respondeu:
- Algo deves ter... procura!
Entre assombro e irritação, o mendigo procurou entre as suas coisas e viu que tinha uma laranja, um pão e uns grãos de arroz. Pensou que o pão e a laranja era muito para lhe dar, assim, em meio de sua irritação, agarrou 5 grãos de arroz e deu-os à rainha. Agradada, ela disse:
- Vês como tinhas!
A rainha então lhe deu 5 moedas de ouro: uma por cada grão de arroz que tinha recebido.
O mendigo então lhe disse:
- Majestade, é...é... eu julgo que tenho outras coisas.
Mas a rainha olhou-o fixamente nos olhos e, com doçura, comentou-lhe:
 - Somente o que tu me deste de coração, eu posso te retribuir.
01- Se você tivesse que explicar para alguém o que é o conto, o que diria?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02- Por ser um texto ficcional, uma das características do conto é não relatar o dia, nem o ano em que ocorreu a história, justamente para levar o leitor a entrar no mundo da fantasia, da imaginação. Que expressão foi usada nesse conto para sugerir que o acontecimento pode ter ocorrido há meses, anos ou até mesmo décadas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03- Qual é a diferença entre a linguagem formal e a linguagem informal? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04- No conto lido, existem alguns traços da linguagem informal. Aponte-os no texto. (Você poderá sublinhar no texto ou copiar novamente os trechos).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05- O texto transmite algum ensinamento ou “moral da história”. Em que parte isso acontece? Qual a moral dessa história para você?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06- Para que serve o substantivo? Retire cinco exemplos do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07- Escreva os adjetivos que poderiam substituir as locuções adjetivas nas expressões seguintes:
Siga o modelo: brilho da lua = brilho lunar
a) força do homem: ________________________________________________________________________________
b) água da chuva: _________________________________________________________________________________
c) corpos do céu: __________________________________________________________________________________
d) água do rio: ____________________________________________________________________________________
e) material da escola: _______________________________________________________________________________
f) amor de mãe: ___________________________________________________________________________________
g) lanche da manhã: _______________________________________________________________________________

08- Reescreva o trecho abaixo, eliminando a repetição:
Recentemente foi produzido um filme sobre Pelé. Nesse filme é feito um relato da vida pessoal e profissional de Pelé. Pelé atuou muitas vezes na seleção brasileira. Os gols de Pelé causam admiração até hoje. Embora já esteja afastados dos campos, Pelé é ainda um ídolo em várias partes do mundo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09- Leia o trecho abaixo e identifique no quadro os adjetivos e as locuções adjetivas que delimitam o significado da comida japonesa Tofu frito.
Tofu frito- bolsas finas e fritas de tofu, douradas, com uma textura áspera.”

10- Imagine que você e sua amiga fará uma viagem. Você então resolveu escrever uma carta para ela, descrevendo parte de sua bagagem para que ela possa preparar melhor a própria bagagem.
Reescreva o trecho abaixo, detalhando com adjetivos e locução adjetivas os substantivos sublinhados, para que sua amiga tenha uma ideia mais precisa do que levar.

Laura,

Trouxe na minha bagagem apenas o que considerei essencial:
2 meias, 3 calças, 2 pares de tênis, 5 camisetas, 1 par de chinelos, 1 pijama, 1 bermuda e 3 shorts.
Laura,

1- Observe o trecho extraído da canção "Pau-de-arara", de Guio Moraes e Luiz Gonzaga:
"Quando eu vim do sertão, seu moço,
Do meu Bodocó"
Assinale a alternativa que mostra uma marca da linguagem coloquial ou informal usada nesse trecho.
A) Quando eu vim
B) do sertão
C) seu moço
D) Do meu
12- Qual das frases abaixo apresenta uma linguagem formal? Assinale a alternativa correta.
A) A gente gosta mesmo é de brincar.
B) Tá faltando bolacha no pacote.
C) Nós ganharemos as eleições com vantagem.
D) Os alunos tão estudando muito pra prova.

13- Assinale a alternativa que indica o que é importante considerar quando estamos produzindo um texto oral ou escrito.
A)Quem são os interlocutores envolvidos.
B)Qual é o objetivo (finalidade) da comunicação.
C)Que linguagem é mais adequada para a circunstância.
D)Todas as anteriores estão adequadas.

14- Leia a letra da canção:
Homem-aranha
Eu adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição
Saltando entre os edifícios
Vi você
Em poder de um fugitivo
Que cercado pela polícia
Te fez refém lá nos precipícios
Foi paixão à primeira vista
Me joguei de onde o céu arranha
Te salvando com a minha teia
Prazer, me chamam de Homem-aranha
Seu herói
Hoje o herói agüenta o peso
Das compras do mês
No telhado, ajeitando a antena da tevê
Acordado a noite inteira pra ninar bebê

Chega de bandido pra prender
De bala perdida pra deter
Eu tenho uma idéia:
Você na minha teia
Chega de assalto pra impedir,
Seja em Brasília ou aqui
Eu tive a grande idéia:
Você na minha teia
Hoje eu estou nas suas mãos
Nessa sua ingênua sedução
Que me pegou na veia
Eu tô na tua teia.
                                               VERCILO, Jorge. Homem-aranha. CD Perfil, faixa 5. Rio de Janeiro: Som Livre, s.d.

O que podemos entender a partir da leitura dos versos destacados? Assinale a alternativa correta.
A) O super-herói tornou-se humano, não tem mais poderes.
B) A luta diária já é prova do heroísmo de muitos homens.
C) Os heróis de verdade não devem ajudar suas esposas.
D) O amor à primeira vista pode acontecer com qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *