ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: Atividades Língua Portuguesa

25 de jul. de 2012

Atividades Língua Portuguesa

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: ______________________________________     N: _______    9 ano _____ Data: ______________

Parte I – Conjunções Coordenativas

1  - Leia o texto e responda as questões a e b.
                                     “Meu sertão continua ao deus-dará
                                       Mas se existe Jesus no firmamento
                                       Cá na terra isto tem que se acabar"
                                                                                       ( Gilberto Gil)
a) Que tipo de relação é estabelecida pela conjunç ão mas?

b) Que outras conjunções poderiam ocupar o lugar do mas sem alterar o sentido do texto?

2. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação, indicando o tipo de relação. Faça as modificações que julgar necessárias.
a) Ele prometeu um vestido para maria. Ele não cumpriu a promessa.
________________________________________________________________________________________________
b) As pessoas acompanham a procissão. As pessoas acreditam nas coisas lá do céu.
________________________________________________________________________________________________
c) Vá na frente. Irei depois.
________________________________________________________________________________________________
d) Preste atenção. Trata-se de um assunto muito importante.
________________________________________________________________________________________________
3. A seguir temos pequenos textos cujos elementos de conexão entre as orações coordenadas foram suprimidos. Sua tarefa será organizá-los, restabelecendo as relações de coordenação.
a) O trânsito estava caótico. / Ninguém chegou atrasado à reunião.
_______________________________________________________________________________________________
b) Por favor, devolva-me o livro. / Estou precisando dele.
________________________________________________________________________________________________
c) " Há muitos tipos de colírios destinados ao tratamento de diferentes doenças dos olhos. Os olhos são órgãos de muita sensibilidade. O uso de qualquer tipo de colírio, sem orientação e controle médico, poderá causar mais problemas do que resultados positivos." ( Manual da boa visão)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Junte as orações numa só frase, usando a ideia indicada entre parênteses.
            a)      Ele merecia um castigo. Os pais resolveram perdoá-lo. (oposição)
             ____________________________________________________________________________________________
            b)      As crianças brincavam na areia. Corriam para o mar. (alternância)
            ____________________________________________________________________________________________
            c)      Nosso time se esforçou. Não conseguiu vencer. (oposição)                 
            ____________________________________________________________________________________________
            d)     Pegue um agasalho. Está começando a esfriar. (explicação)
           _____________________________________________________________________________________________
            e)      A festa estava ótima. Nós nos divertimos bastante. (conclusão)
     _______________________________________________________________________________________________________

Um comentário:

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *