ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: Atividades de língua portuguesa

25 de jul. de 2012

Atividades de língua portuguesa

E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                               
ALUNO (A):_______________________________________________Nº___               SÉRIE:
 PROFESSOR: ________________________________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                                                           
                                  BOA SORTE!!!
Segunda-feira, 08 de agosto de 2011         Folha Online

MENINOS SOBREVIVENTES DE CATÁSTROFE DO JAPÃO VISITAM BRASIL
BRUNO MOLINERO
Yuhey Hatayama, 12, olhou o café da manhã e não soube o que fazer. Os hashis (palitinhos de madeira usados para comer) não estavam ao lado do prato. "Nossa, o Brasil é muito diferente. Nem tsunami tem aqui!" 
O garoto desembarcou no Rio na última semana. Ele e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do tsunami. "A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo", contou Kaito Itazawa, 11, enquanto imitava o movimento da onda.  Além de terem passado pelo tsunami, os quatro meninos têm outra coisa em comum: todos querem ser jogadores de futebol. "A gente sempre quis conhecer o país da bola", disse Nao Sasaki, 11.  Mas nem tudo é festa nessas viagens. Por causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e precisou ir ao médico. 
Pensa que isso abalou o garoto? "Nada! Eu queria morar aqui." Na despedida, Yuhey também lamentou. Ele vai sentir falta da nossa pizza.
 A partir da esquerda, Yuhey, Kazuma, Kaito e Nao, sobreviventes do terremoto do Japão
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO
1. Qual é o gênero textual?
 
2. Qual sua finalidade/ objetivo/ função sócio-comunicativa/ para que serve?
 
3. Quem são os personagens da legenda? 
4. Qual é o suporte?
 
5. Na frase: “A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo.”, contou Kaito. Justifique o uso das aspas.
6. Na frase: “Yuhey Hatayama, 12, olhou o café da manhã...” O termo destacado refere-se a:
a) Hora do café.
b) Dia do mês.
c) Idade da criança.
d) Quantidade de palitinhos.
7. Na frase: “... o café da manhã e não soube o que fazer.” A palavra sublinhada dá ideia de:
a) Comparação.  
c)Oposição.
b) Adição.   
d) Dúvida.
8. “Nossa, o Brasil é muito diferente.” A
palavra destacada expressa:
a) Tempo.
b) Intensidade.
c) Lugar.
d) Dúvida.

9. “O garoto desembarcou no Rio na última semana. A expressão grifada dá idéia de:
a) Oposição.
b) Lugar.
c) Tempo.
d) Modo.
10. Ele e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do Tsunami.” Ele refere-se a:
a) Tsunami.
b) Brasil.
c) Amigo.
d) Garoto.
11. A expressão em destaque na frase “Além de terem passado pelo Tsunami...” introduz uma informação:
a) Nova.
b) Contraditória.
c) Errada.
d) Inútil.
12. Por causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e precisou ir ao médico.” O termo sublinhado indica:
a) Oposição.
b) Conclusão.
c) Dúvida.
d) Adição.
13. Na sentença: “Pensa que isso abalou o garoto?” A palavra destacada refere-se a:
a) As viagens.
b) A ida ao médico.
c) A festa.
d) O calor e a agenda lotada.
14. Justifique o uso dos pontos nas frases abaixo:
a) “Nada! Eu queria morar aqui.”


b) “Pensa que isso abalou o garoto?

 
E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA PORTUGUESA / 2012                               
ALUNO (A):_______________________________________________Nº___               SÉRIE:
 PROFESSOR: ________________________________                           VALOR: _____                                                                         NOTA:   _______                                                           
                                  BOA SORTE!!!
Segunda-feira, 08 de agosto de 2011         Folha Online

MENINOS SOBREVIVENTES DE CATÁSTROFE DO JAPÃO VISITAM BRASIL
BRUNO MOLINERO
Yuhey Hatayama, 12, olhou o café da manhã e não soube o que fazer. Os hashis (palitinhos de madeira usados para comer) não estavam ao lado do prato. "Nossa, o Brasil é muito diferente. Nem tsunami tem aqui!" 
O garoto desembarcou no Rio na última semana. Ele e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do tsunami. "A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo", contou Kaito Itazawa, 11, enquanto imitava o movimento da onda.  Além de terem passado pelo tsunami, os quatro meninos têm outra coisa em comum: todos querem ser jogadores de futebol. "A gente sempre quis conhecer o país da bola", disse Nao Sasaki, 11.  Mas nem tudo é festa nessas viagens. Por causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e precisou ir ao médico. 
Pensa que isso abalou o garoto? "Nada! Eu queria morar aqui." Na despedida, Yuhey também lamentou. Ele vai sentir falta da nossa pizza.
 A partir da esquerda, Yuhey, Kazuma, Kaito e Nao, sobreviventes do terremoto do Japão
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO
1. Qual é o gênero textual?
 
2. Qual sua finalidade/ objetivo/ função sócio-comunicativa/ para que serve?
 
3. Quem são os personagens da legenda? 

4. Qual é o suporte?
 

5. Na frase: “A água veio de repente, na hora da aula. Fiquei com medo.”, contou Kaito. Justifique o uso das aspas.
6. Na frase: “Yuhey Hatayama, 12, olhou o café da manhã...” O termo destacado refere-se a:
a) Hora do café.
b) Dia do mês.
c) Idade da criança.
d) Quantidade de palitinhos.

7. Na frase: “... o café da manhã e não soube o que fazer.” A palavra sublinhada dá ideia de:
a) Comparação.  
c)Oposição.
b) Adição.   
d)Dúvida.

8. “Nossa, o Brasil é muito diferente.” A palavra destacada expressa:
a) Tempo.
b) Intensidade.
c) Lugar.
d) Dúvida.

9. “O garoto desembarcou no Rio na última semana. A expressão grifada dá idéia de:
a) Oposição.
b) Lugar.
c) Tempo.
d) Modo.

10. Ele e mais três amigos vieram incentivar doações para as vítimas do Tsunami.” Ele refere-se a:
a) Tsunami.
b) Brasil.
c) Amigo.
d) Garoto.

11. A expressão em destaque na frase “Além de terem passado pelo Tsunami...” introduz uma informação:
a) Nova.
b) Contraditória.
c) Errada.
d) Inútil.
12. Por causa do calor e da agenda lotada, Kaito ficou doente e precisou ir ao médico.” O termo sublinhado indica:
a) Oposição.
b) Conclusão.
c) Dúvida.
d) Adição.
13. Na sentença: “Pensa que isso abalou o garoto?” A palavra destacada refere-se a:
a) As viagens.
b) A ida ao médico.
c) A festa.
d) O calor e a agenda lotada.

14. Justifique o uso dos pontos nas frases abaixo:
a) “Nada! Eu queria morar aqui.”


b) “Pensa que isso abalou o garoto?

Um comentário:

  1. Claudia,

    Por favor, dispobinilize essas avaliações por email e se possível, o gabarito.
    Não to conseguindo copiar do site
    Michelle
    mmycherry@gmail.com

    ResponderExcluir

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *