ATIVIDADES DIVERSAS CLÁUDIA: Atividade de LP. Interpretação de texto: QUERO VOLTAR A CONFIAR!

25 de jul. de 2012

Atividade de LP. Interpretação de texto: QUERO VOLTAR A CONFIAR!

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

QUERO VOLTAR A CONFIAR!  Arnaldo Jabor

 Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades…
Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror…  Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota.
Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores…  O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade
como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã! E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases.
 Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!
ATIVIDADES SOBRE O TEXTO

 1. Qual é o gênero do texto?

2. Qual é a função sócio-comunicativa?

3. Qual é o assunto?

4. De acordo com o autor quais são os princípios morais comuns?

5. O autor começa o texto expondo uma realidade antiga. Que palavras no primeiro parágrafo podem expressar tempo?

6. Percebemos uma enorme preocupação do autor com o futuro. Em sua opinião, o que as futuras gerações podem enfrentar?

7. Na frase: “Tínhamos medo apenas medo do escuro...” a palavra sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) Pelo menos.
b) Somente.
c) Também.
d) Ainda.

8. “Abaixo o 'TER', viva o 'SER'.”O que podemos entender a partir da oposição dos verbos em destaque?

9. O autor ao se referir à verdadeira vida, utiliza quatro frases com a mesma estrutura. “Simples como a chuva”, a palavra em destaque aparece em todas as frases e introduz uma:
a) Explicação.
b) Sugestão.
c) Comparação.
d) Igualdade.

10. A primeira palavra do segundo parágrafo muda toda a estrutura de passado do parágrafo anterior. Qual ideia ela expressa que permite essa mudança?

11. Ao utilizar a expressão “olhar olho-no-olho” o autor sugere quais valores que estão sendo deixados de lado?

12. O autor faz a seguinte indagação: “Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo?” Você saberia responder essa pergunta? Apresente hipóteses e discuta com seus colegas.

13. No quarto parágrafo, o autor apresenta diversos “quereres” que se fossem realizados, mudariam o mundo. Faça você também a sua lista de desejos para mudar nossa realidade, junte com as dos seus colegas e faça uma belo mural!

14. Procure no dicionário o significado das palavras abaixo e de outras que você não conheça o significado:
a) Anistia. (Linha 10)
b) Sonegadores. (Linha 10)
c) Utopia. (Linha 26)

1. Segundo o texto, o que significa ética e cidadania?
2. A Constituição, que é a lei máxima no Brasil, tem sido cumprida? Justifique sua posição.
3. “... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas.” Diante desse trecho, o autor refere-se à que?
4. Conceitue o termo democracia.
5. Em sua opinião, qual foi a intenção do autor ao escrever o texto?
6. Selecione cinco palavras ou expressões que, segundo o autor, descrevem o Brasil.
7. Como ocorreu o processo eleitoral no Brasil? Pesquise em livros, internet e depois façam um debate entre a turma.
8. Relacione o texto com a democracia no Brasil atual.
9. Segundo o autor, o brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o mundo da corrupção? Justifique.
10. Pesquise e elabore um texto que retrate a história da formação da cidadania no Brasil.
11. Procure expressar o que você entendeu da relação entre moral e liberdade, usando os seguintes conceitos: consciência moral, juízo, escolha e liberdade.
12. Embora os termos ética e moral usados no texto sejam usados como sinônimos, faça uma distinção entre eles.
13. Baseado no texto, crie uma música, paródias ou poesia mostrando a importância de ter os direitos assegurados.
14. Pesquise historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo a democracia no Brasil.
15. Votar é uma forma de lutar pelos direitos humanos? Relacione o direito à liberdade de expressão e opinião com a consciência política.

37 comentários:

  1. Gostaria de ter acesso a sugestões de respostas à atividade de texto apresentada. Obrigada.
    e-mail: marilenesouzaprof@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber das respostas hoje obrigado

    email: bruno15021996@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posso saber das respostas

      Excluir
    2. Quero o gabarito off me mandem...

      Excluir
    3. gostaria das respostas da segunda atividade Se for possível até 12:30 mandarem

      Excluir
  3. preciso delas hoje se for possivel obrigado

    ResponderExcluir
  4. Gostaria das respostas, também. uadede@yahoo.com.br
    Obrigada.
    Carla

    ResponderExcluir
  5. mostrar todas as respostas do texto quero voltar a confiar

    ResponderExcluir
  6. por favor teria como me enviar as respostas ?estou realmente precisando !

    ResponderExcluir
  7. Tem como me mandar as respostas hoje? Realmente preciso!

    thalita.nascimentosilva@hotmail.com

    Obrigado!

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  8. Tem como me mandar as respostas hoje? Realmente preciso! obrigada. Boa noite..........sebastiana_silveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Poderia passar as respostas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Poderia passar as respostas?
    Obrigada! andressanascimento25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de obter as respostas, se possível: crishelobia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. quem tem essa respostas por favor manda namidiadaniel@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Queria receber essas resposta hj tem como me ajudar?zyannysousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Preciso das respostas hoje por favor!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, preciso das respostas do segundo exercício

    ResponderExcluir
  16. O segundo exercício que inicia com a pergunta: segundo o texto, o que significa ética e cidadania?

    ResponderExcluir
  17. Quem tem as resposta mim passa por favor

    ResponderExcluir
  18. Pode mandar as respostas ainda hoje?
    Email: laurajones0508@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Preciso do gabarito
    mariaeduardasilvaaraujo4@gmail.com
    Agradecida!

    ResponderExcluir
  20. Preciso do gabarito segundo exercício agradecida!

    ResponderExcluir
  21. Preciso do gabarito segundo exercício

    ResponderExcluir
  22. Preciso das resposta me mandem borgeskauane732@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. preciso das respota hj me manda joaostorto2003@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Quero as respostas mariliapantoja@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Alguém poderia me manda o gabarito?

    ResponderExcluir
  26. Alguém poderia me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  27. Quem tiver as respostas em mandar emanuelterres54@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Email: robertpaulinodealmeida@gmail.com
    Preciso de resposta por favor

    ResponderExcluir

Fale comigo - Cláudia

Nome

E-mail *

Mensagem *